A revista Conhecimento Prático Geografia em sua edição de Janeiro/2001,trás uma nota sobre a utilização de árvores para combater as ilhas de calor em Guarulhos,cidade da grande São Paulo,programa denominado ilhas verdes é uma iniciativa reconhecida como exemplo de política de combate ao aquecimento global pela Unesco.
Ilhas de calor é a designação que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização.A temperatura média das cidades que apresentam ilhas de calor costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais mais próximas.
A presença de grande concentração de prédios,asfaltos,concretos,pouca quantidade de árvores,favorece a elevação da temperatura,a poluição atmosférica também é outro fator.
As ilhas de calor são consequencias da atuação do homem sobre o meio ambiente e contribuem para o aquecimento global.
Segue na integra a nota da Revista Conhecimento Prático Geografia:
Árvores para combater ilhas de calor
Iniciativa municipal reconhecida como exemplo de política pública de combate ao aquecimento global pela Unesco,em 2009 Guarulhos,cidade da grande São Paulo,implantou o programa Ilhas Verdes.Surgido de uma pesquisa sobre os mapas termais do município,identificados via satélite através de sistema infravermelho,o Ilhas Verdes tem como objetivo equilibrar as condições climáticas da região,com foco em locais de grande incidência de calor.
Estudos indicam que a elevação da temperatura deve-se ao avanço da urbanização,ao a assoreamento dos rios e ao aumento do número de indústrias.
A orientação da arborização tendo como critério a regulação climática é uma ação inovadora e de longo prazo,já que a expectativa é que o mapa termal se altere em um prazo de dez a 15 anos.Estima-se que haverá redução de enchentes graças à maior permeabilidade do solo;aumento da fauna de aves no entorno e melhoria da qualidade do ar em toda a região, que engloba também o Aeroporto Internacional de Cumbica.
AO VIVO
Há 43 minutos