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O que são rios voadores?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ARTIGO SOBRE OS JOVENS EXECUTIVOS

Estou postando este artigo para os meus ex-alunos do Colégio São Francisco e CEF Fercal que estão na faculdade fazendo administração, é um artigo bem interressante pois é concernente a carreira que voceis escolheram e não podemos esquecer que na atual conjuntura o profissional tem que estar antenado com tudo a sua volta,o conhecimento é fundamental quem adquire muito conhecimento sai na frente em um mercado globalizado,onde o saber conta mais e não somente a teoria mas o saber fazer,apreciem o artigo,sei que muitos do Colégio São Francisco são academicos do curso de administração e para os alunos do CEF Fercal caso queiram seguir essa carreira que o artigo posa inspira-los.O texto é do Blog Carreira e Sucesso.


QUAIS SÃO AS AMBIÇÕES DOS JOVENS EXECUTIVOS?

Até não muito tempo atrás, todo jovem executivo empregado em grandes corporações mundiais sonhava em fazer sucesso rapidamente no e-business, trabalhando muito por um período de tempo, ganhando dinheiro suficiente para não precisar mais trabalhar depois dos 35 anos, e passar o resto da vida a bordo de um iate, nos mares do Caribe. Esta imagem não tem mais respaldo na realidade, segundo estudo realizado pela consultoria A.T. Kearney, chamado Uma visão do mundo corporativo do amanhã - líderes do futuro, baseado no evento II Fórum de Futuros Líderes, realizado em fevereiro, em Davos, na Suíça. A pesquisa mostra que mudaram os valores e as ambições dos jovens executivos nos últimos anos. A principal preocupação atual é a recessão econômica e como lidar com ela. Não parece fora de propósito que as características de um CEO de sucesso, apontada por 100 executivos jovens de 24 países sejam estas:
visão de negócios - 56%
habilidade para cumprir seu compromisso financeiro - 22%.
A principal preocupação dos jovens executivos é querer aprender a gerenciar uma organização, deixando-a pronta para encarar as incertezas do mundo político e econômico. Os próprios participantes apontaram as características que consideram mais essenciais num CEO. Pela ordem percentual de indicação, as principais são: visão - 46% habilidades pessoais - 20% energia - 13% carisma - 13% senso de negócio - 8% Conhecimentos técnicos não foram indicados pelos participantes como características essenciais para o sucesso de um CEO. A seguir estão algumas das conclusões obtidas a partir da pesquisa: Governança O 2º Fórum Futuros Líderes deixou bem claro que no futuro as corporações não estarão focadas somente em resultados financeiros, mas principalmente em dois novos critérios: ética e imagem. Cultura interna e externa também foram assuntos chaves no evento. Ética As modernas corporações precisam oferecer, além de bons produtos e serviços, um ponto de vista ético e uma visão da utilização dos recursos naturais. Os CEOs precisam manter a atenção nas preocupações de seus públicos (acionistas, empregados, organizações civis e ONGs) e mostrar que estão assumindo a chamada responsabilidade social. Além disso, precisam escolher valores para compartilhar com seus funcionários. Imagem- O intensivo uso dos meios de comunicação está expondo as companhias. As mensagens das empresas têm-se tornado uma commodity e o sucesso delas junto à opinião pública está cada vez mais baseado em como sua imagem é vista. Esta imagem normalmente nasce da combinação de um número de fatores sobre a companhia: o que elas fazem, como fazem e o que deveriam fazer ou não. Em muitos casos, a boa imagem da empresa e do CEO é uma questão de confiança. Portanto, é recomendável que empresas e CEOs se comuniquem pró-ativamente com o mundo externo. Cultura interna e externa A cultura interna de uma empresa pode também ser uma ferramenta-chave para a melhoria da performance da corporação. Um fator discutido pelos futuros líderes é a necessidade de manter um ambiente saudável na empresa, por meio de encontros regulares com funcionários para compartilhar experiências, fazendo com que eles se sintam parte da corporação e adquiram vontade de vencer os próximos desafios. Outra forma sugerida de criar um ambiente agradável foi a de associar a empresa e seus funcionários à arte. A estratégia deve ser cuidadosamente adaptada à imagem corporativa da empresa. Assim, as empresas podem patrocinar shows de artes ou, até mesmo, criar sua própria coleção de arte. Público- Foi solicitado aos participantes do Fórum que respondessem quais são os dois principais públicos que irão influenciar a corporação nos próximos anos. Foi permitida mais de uma resposta, e resultados das indicações é este: Ambiental/Grupos de consumo/ONGs - 56% Funcionários - 53% Governo/Órgãos Regulatórios - 49% Sociedade Civil - 33% Uniões de Comércio - 11% Ainda com relação aos públicos, os autores do estudo quiseram saber dos participantes quais situações eles consideravam menos éticas. O resultado é este: Venda de produtos que prejudiquem a saúde humana – 65% Compra de produtos fabricados a baixo custo e que envolvam trabalho infantil - 12% Uso de uma posição dominante para colocar concorrentes (ou fornecedores) fora do negócio - 12% Deslocamento da poluição para países mais flexíveis/menos desenvolvidos - 7% Uso da contabilidade para gerar resultados que maquiam a realidade - 4% Inteligência Corporativa e Gerenciamento. O estudo aponta ainda algumas lições obtidas a partir do questionamento desses 100 executivos, e a síntese pode ser lida a seguir: Conhecer o que você sabe A informação está disputando um importante papel no mundo dos negócios. Os produtos estão se tornando cada vez mais sofisticados, exigindo do público mais entendimento e conhecimento. Seja seletivo O primeiro passo para a seleção é identificar exatamente o que a empresa precisa e o que ela estará fazendo com a informação adquirida. Introduzindo conhecimento dentro da companhia Conhecimento de gerenciamento e de inteligência competitiva não podem ser substituídos pela simples implementação de uma solução tecnológica. A chave para executar programas de conhecimento de gerenciamento e inteligência competitiva é inseri-los na cultura da empresa e desenvolve-los no dia-a-dia dos funcionários. Mudanças organizacionais Mudanças organizacionais nunca cortam um atalho. Porém, a mudança de todas as dimensões de uma organização imediatamente (estruturas e processos e limites) pode permitir um ganho significativo na performance da empresa. Um catalisador de mudança novas tecnologias estão abrindo canais de comunicação diretos e interativos entre níveis gerenciais e departamentos e entre cliente e fornecedor. Conhecendo a nova relação de Recursos Humanos- Conhecer Recursos Humanos é uma parte fundamental do gerenciamento do negocio. Quando se fala em liderar pessoas, "você tem de ganhar todo dia". A chave para o futuro: educação e inovação O elemento mais importante no gerenciamento de Recursos Humanos é a educação. Treinamento e educação são vitais para o desenvolvimento do espírito humano. A principal queixa dos 100 executivos jovens ouvidos na pesquisa da consultoria A. T. Kearney é de que os cursos de pós-graduação, em geral, falham em abordar temas e disciplinas importantes que, na opinião deles, são as seguintes: ética, habilidades pessoais, senso de negócio e conhecimentos de comunicação. Jean Callahan, vice-presidente de Executive Search da A.T. Kearney no Brasil, comentando a pesquisa, cita que para uma organização obter uma alta performance e um crescimento de mercado acelerado é necessário analisar dois fatores. "A empresa deve analisar o desenvolvimento interno de talentos, por meio de um plano de carreira claro, identificando executivos de alto potencial dentro da empresa, e tentar atrair talentos externos".

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