Planisferio Terrestre

Planisferio Terrestre

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

Aos que acessam este Blog

Desejo boas vindas e que o mesmo possa suprir as espectativas e contribuir para aumentar os conhecimentos daqueles que o visitam,temos como proposta a divulgação do conhecimento geográfico no contexto escolar e no âmbito do planeta terra,trabalhando de uma forma holística para que possamos compreender os acontecimentos naturais ou antrópicos em nosso planeta,e que todos possam participar dando sugestões.

LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA

  • Gráficos e mapas,construa você mesmo-Marcelo Martinelli
  • A Geografia das lutas no campo
  • Epistemologia Ambiental-Enrique Leff
  • Geografia do Brasil-Jurandyr L. Ross
  • Max. Sore-Geografia

O que são rios voadores?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010










Compreendendo os acontecimentos do Haiti


Os noticiários desta manhã(13) trás uma série de reportagens sobre o terremoto que assolou o Haiti na tarde do dia (12), atingindo a magnitude de 7 na escala Richter, arrasando a região, diante dos acontecimentos fica as indagações o que provoca os terremotos, como prédios inteiros vem abaixo , quais os fenômenos da natureza que são responsáveis por tais catástrofes?
Para responder aos questionamentos precisamos compreender uma das esferas da terra a Litosfera, mais o que é a Litosfera?
Litosfera- o prefixo lito, do grego lhitos, significa ‘’ pedra’’, portanto, a litosfera compreende as rochas da crosta (continental e oceânica) e é formada por placas rígidas e moveis as placas tectônicas ou litosféricas.
Como se da o movimento das placas tectônicas?
‘’ A Litosfera é constituída por placas semi-rígidas que derivam umas em relação ás outras sobre a astenosfera subjacente(uma camada parcialmente fundida ao manto). Este processo é conhecido como tectônica de placas. Quando duas placas se separam, formam-se Rifts (fendas) na crosta. No meio dos oceanos, esse movimento resulta na expansão dos fundos oceânicos e na formação das cadeias oceânicas; nos continentes, a expansão da crosta pode formar Rift valleys (vales de afundamento). Quando as placas se movem uma em direção á outra, pode ocorrer subducção: uma das placas é forçada a mergulhar sob a outra. No meio dos oceanos, esse processo dá origem ás fossas oceânicas, atividades sísmicas e arcos de ilhas vulcânicas. As montanhas podem formar-se onde há subducção da crosta oceânica sob a crosta continental ou onde os continentes colidem. As placas podem também deslizar uma ao longo da outras – como ao longo da falha de SAN Andrea [ California,EUA], por exemplo.
Fonte: A terra.Serie Atlas Visuais. São Paulo, Ática, 1998.p.12.








Nenhum comentário:

Postar um comentário