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Desejo boas vindas e que o mesmo possa suprir as espectativas e contribuir para aumentar os conhecimentos daqueles que o visitam,temos como proposta a divulgação do conhecimento geográfico no contexto escolar e no âmbito do planeta terra,trabalhando de uma forma holística para que possamos compreender os acontecimentos naturais ou antrópicos em nosso planeta,e que todos possam participar dando sugestões.

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  • Gráficos e mapas,construa você mesmo-Marcelo Martinelli
  • A Geografia das lutas no campo
  • Epistemologia Ambiental-Enrique Leff
  • Geografia do Brasil-Jurandyr L. Ross
  • Max. Sore-Geografia

O que são rios voadores?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Durante muito tempo,predominou no ensino de geografia o enfoque enciclopédico,regionalmente compartimentado em aspectos naturais,aspectos populacionais e econômicos,tratados de maneira estanque e descritiva.
Uma ruptura com este modelo e uma nova concepção de ensino aconteceram como resultado das tranformações institucionais ocorridas no país,combinadas com as alterações no sistema produtivo,causadas pelo rápido avanço tecnológico.Além disso,incorporou-se também o materialismo históricos como método para a análise geográfica.Embora com com diferenças na ênfase dada a determinado tema,na inclusão de tópicos exclusivos e nas diferentes conceituações,podemos arrolar algumas das características comuns a essa nova concepção:
A análise assume papel fundamental e seus referenciais básicos são a economia e a história.
O espaço passa a ser entendido como representação do trabalho social e,como consequencia disso,há uma reestruturação de ordenamento dos conteúdos propostos pelos livros didáticos,uma regionalização com base em critérios sociais,econômicos,políticos(capitalismo,socialismo,desenvolvimento,subdesenvolvimento etc.),em contraposição à regionalização continental.
O estudo da natureza(clima,relevo,solo,vegetação e hidrografia)passa a ser justaposto à discussão ambiental ou às atividades produtivas.
Novos elementos são incorporados com progressiva valorização:geopolítica,diferenças culturais,ecologia,sociedade de consumo,situação das mulheres,da infância e da adolescência,racismo,xenofobia,nacionalismos,distribuição de renda.
A compartimentação em geografia geral e geografia do Brasil.
A busca da explicação da modernidade,da nova ordem mundial,de suas perspectivas,da globalização(não raro supondo sua inexorabilidade).
Essas são as características básicas da visão de ensino-aprendizagem dos conhecimentos de geografia no ensino médio.

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