Planisferio Terrestre

Planisferio Terrestre

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

Aos que acessam este Blog

Desejo boas vindas e que o mesmo possa suprir as espectativas e contribuir para aumentar os conhecimentos daqueles que o visitam,temos como proposta a divulgação do conhecimento geográfico no contexto escolar e no âmbito do planeta terra,trabalhando de uma forma holística para que possamos compreender os acontecimentos naturais ou antrópicos em nosso planeta,e que todos possam participar dando sugestões.

LIVROS DE MINHA BIBLIOTECA

  • Gráficos e mapas,construa você mesmo-Marcelo Martinelli
  • A Geografia das lutas no campo
  • Epistemologia Ambiental-Enrique Leff
  • Geografia do Brasil-Jurandyr L. Ross
  • Max. Sore-Geografia

O que são rios voadores?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

MORFOGÊNESE DO RELEVO MUNDIAL


A morfogênese é o estudo da origem das formas do relevo terrestre.O nosso planeta apresenta em seu relevo uma variedade de características muito grande,com componentes formadores que se inter-relacionam,com isso vemos a necessidade do estudo da geomorfologia do planeta para a compreenção dos porquês dessa variedade e dos fenômenos que ai ocorrem.

A superficie das áreas continentais da terra é marcada pela presença de montanhas elevadas,planaltos,depressões e planícies.Vários tipos de rochas de origens geológicas diferentes constituem essas paisagens.

A apresentação da forma de relevo é uma consequencia do resultado de múltiplas combinações,desde a origem estrutural das rochas aos fatores que mobilizam forças para que determinados arranjos se organizem na superfície,além dos que atuam constantemente na modificação de sua fisionomia.

Os agentes responsáveis por essas características são dois: da dinâmica interna ou estruturais,e os da dinâmica externa ou esculturais.

Os estruturais são originados por processos internos do nosso planeta,portanto,responsáveis pelos movimentos estruturais,geralmente lentos.É como se eles mexessem no ´´alicerce da construção´´,como é o caso do tectonismo,do vulcanismo e dos abalos sísmicos.

Os esculturais,originam-se da ação ambiental,em que o intemperismo e os processos erosivos e de acumulação,provocados pelos diversos agentes externos,como a água e o vento,modelam continuamente a superfície terrestre.


Agentes da dinâmica interna

a) Tectonismo ou diastrofismo,são consequencias de ações internas do planeta,ocorre de duas maneiras:a epirogênese-quando as forças do interior da terra são verticais e a orogênese-quando essas forças são orizontais,a primeira ocorre em estruturas estáveis e a segunda em estruturas intáveis da crosta.

Epirogênese é responsável pela elevação ou pelo rebaixamento de grandes massas da crosta,sem a ocorrência de deformações nas rochas.

Orogênese é responsável pelas deformações provocadas em grandes blocos de rochas pelo movimento de placas tectônicas,fazendo surgir os dobramentos e os falhamentos na superfície e são fenômenos geologicamente menos lentos.

b)Vulcanismo é a ação da atividade de expelição de matéria sólida,líquida e gasosa das câmaras de magma existente na astenosfera e na litosfera,sendo típico de regiões de fragilidade geológica.

c)Abalos sísmicos são também chamados de terremotos ou tremores de terra,estão relacionados ao movimento das placas tectônicas e às manifestações vulcânicas.


Agentes da dinâmica externa

a)Intemperismo é o processo de alteração das rochas que ficam expostas às condições do tempo local,podendo ser classificado como químico ou físico.

b)Agentes modeladores são os que ocorrem na superfície do globo e estão profundamente ligados às condições climáticas regionais
Temos ai um pequeno ensaio da morfogênese do nosso planeta,onde compreendemos as estruturas físicas da terra como as mesmas se formam e se transformam.




Nascimento de uma ilha


Em 14 de novembro de 1963,uma violenta erupção no Oceano Atlântico,ao longo da costa meridional da Islândia,deu origem a uma ilha que recebeu o nome de Surtsey,por causa de Surt,deus do fogo na mitologia escandinava.

A ilha nasceu da água,num torvelinho de chamas e de vapor.Uma semana depois,Surtsey tinha 70 m cúbicos de superfície.

Após tres anos e meio,atingira suas dimensões atuais:2,5 km e altitude de 173 m. Cientistas que visitaram a ilha depois de ela ter se esfriado constataram,com surpresa,que já se havia estabelecido aí a vida vegetal.Primeiro´´ecossistema virgem´´conhecido,Surtsey é hoje o local onde se desenvolve um programa de pesquisa ecológica a longo prazo.


Revista O Correio da Unesco-História da Terra-Setembro de 1986,p.29-adaptado.

4 comentários: